Tarte de Amêndoa (a minha receita)
Ingredientes para a base:
200 g farinha;
100 g açúcar;
100 g manteiga (uso magra presidente com sal, usem manteiga a sério)*;
1 ovo;
1 colher de chá de fermento;
3 colheres de sopa de leite (usei magro, não gosto de outros logo não tinha outro em casa)**.
Ingredientes para a cobertura:
160 g de amêndoa laminada;
175 g de açúcar;
150 g de manteiga*;
4 colheres de sopa de leite**.
Modo de preparação:
Para a base:
Comece por ligar o forno, progressivamente, até aos 180º e pré-aqueça-o.
Coloque todos ingredientes num recipiente e bata-os até obter uma massa homogénea. A massa é espessa e consistente, é normal não ser tão liquida como quando se bate um bolo porque tem só 1 ovo.
Forre uma tarteira de fundo amovível como papel vegetal, facilita desenformar e a lavagem da forma (que particularmente detesto).
Verta a massa na tarteira e espalhe-a de forma uniforme, recorra a um salazar que facilita.
Coza a base durante 15 minutos a 180º, no forno previamente aquecido.
Para a coberta:
Coloque todos os ingrediente numa panela pequena, leve a lume brando, mexa ocasionalmente. Quando a mistura apresentar uma consistência homogénea (excepção feita às amêndoas, claro!) retire-a do lume.
Em seguida coloque-a, ainda quente, em cima da base já cozida e espalhe a cobertura com o salazar.
Grande final:
Volte a colocar a tarte por mais 20 minutos a 180º, controle a cozedura pela tonalidade da cobertura. Sem abrir a porta do forno vá verificando a coloração, mais ou menos dourado, conforme o seu gosto pessoal.
Depois de pronta deixe arrefecer para desenformar, se não esperar para desenforma a cobertura escorre.
Aguarde para comer, até arrefecer. Ela é deliciosa morna, mas cola aos dentes :)
A receita é ligeiramente dispendiosa, especialmente pelo preço das amêndoas.
Notas sobre os fornos elétricos:
1. Bolos, tartes, bolas e coisas desse género cozem-se com ventilação, em fornos elétricos.
2. Se começarem por ir aumentando a temperatura gradualmente, por exemplo 50º-100º-150º-180º, o forno tem um pré-aquecimento mais eficiente e o vosso contador da eletricidade não entra em colapso nervoso.