Nomeado Melhor Filme – Drama: Nomadland
Na minha opinião é melhor que Mank, mas entendo que não é um filme consensual. A primeira parte do filme achei melhor que a segunda.
É um filme feito (maioritariamente) com pessoas reais que passaram pelas vivências filmadas. É um filme pesado, cheio de silêncios e introspeção; o que nem sempre é fácil de perceber ou assimilar. Pessoalmente agradou-me mas penso que não agradará a todos. Penso que, dentro dos critérios habituais dos prémios, será o segundo favorito.
É um filme simples sobre pessoas reais, uma realidade pouco mostrada dos Estados Unidos. A dura realidade da crise económica de 2008, das pessoas que perderam tudo, que tiveram de reaprender a viver e nessa aprendizagem encontraram um novo estilo de vida: nómada.
Penso que é também um bom ponto de reflexão para que muitos percebam que, de facto, há uma geração que foi mais afetada do que outra.
Podemos perceber que a sociedade americana é: uma sociedade onde as pessoas comuns estão mais desprotegidas e é menos solidária. Este filme pode, eventualmente, fazer com que valorizem o que construímos no nosso país: um estado social, solidário e com saúde para todos. Que muitos se esforçam por destruir pensando apenas nos próprios umbigos.
Este filme é sobre pessoas para pessoas, para gerar empatia com quem mais sofre (em silêncio) mesmo ao nosso lado, porque a pobreza envergonhada é imensa e difícil de assimilar para quem dela padece.
Outras nomeações:
Melhor Realizador: Chloé Zhao
Gostei bastante da forma como estava realizado, achei muito diferente do habitual e bom.
Gosto dos planos, da fotografia, da sequência das filmagens e do foco nos pequenos detalhes que contam a história.
Sendo um filme de conteúdo denso, a forma como está filmado dá espaço a que cada um o siga de forma com que mais identifica.
Melhor Atriz – Drama: Frances McDormand
Penso que este prémio dificilmente será entregue a outra atriz, esta atriz é o filme.
Logo, segundo os critérios habituais, não escapa o globo de ouro nem o Óscar. Só mais um, no caso desta atriz excecional.
Melhor Argumento: Chloé Zhao
Pelo que vi até agora penso que merece, não é fácil idealizar um argumento daqueles. Apesar das poucas falas, o argumento é muito complexo e a dinâmica da história é imensa.