Diário de uma Pendura: Sevilha (Visitar)
Visitar: tudo a pé, é a melhor opção.
Fomos a pé, a partir do hotel com um mapa na mão e o percurso traçado para visitar tudo no caminho para o centro e voltar de autocarro, porque o hotel tem transportes públicos à porta. Portanto, ida a pé e volta de autocarro. Atendendo ao atraso que tínhamos delineei um roteiro com os seguintes critérios: concentrado, grátis e em caminho; de modo a conhecer o máximo possível no mínimo de tempo.
Itinerário: Parque Maria Luísa, Praça de Espanha, Universidade de Sevilha, Alcazar, Catedral, Bairro Santa Cruz, Basílica, Praça São Francisco e visita à margem do rio; queríamos ir ao miradouro mas não deu. Neste trajeto tínhamos de almoçar. [Levei os locais a visitar em cada cidade apontados num bloco, parte da minha responsabilidade na planificação da viagem, poupamos muito tempo e ganhamos qualidade na viagem.]
Parque Maria Luisa: muito bonito, com edifícios de muita beleza mas não são grandiosos, é um bom começo.
Praça de Espanha: um estalo de espetacularidade, uma obra de beleza e envergadura impressionantes, imperdível. Tem aquele efeito UAU que tanta falta faz e que nenhuma foto ou descrição consegue igualar.
Universidade de Sevilha: tem obras de artes interessantes, uma lindíssima árvore na entrada, um hotel espetacular ao lado. A entrada e tudo o que está dentro da Universidade é de visita e acesso grátis e é grátis! Na Universidade têm: WC limpos e bebedouros com água fresca, essencial para quem visita uma cidade quente a pé.
Alcazar, Catedral, Bairro Santa Cruz, Basílica e Praça São Francisco: tudo junto e bem no centro histórico.
Alcazar: onde rodaram parte da Guerra dos Tronos tinha filas intermináveis, não visitámos porque não dava mas ficamos com muita vontade de visitar.
Catedral: uma belíssima mixórdia de arquiteturas de várias culturas, a prova de que quando vários povos trabalham juntos resulta algo bom e belo; também não entramos só vimos por fora.
Bairro Santa Cruz: antiga judiaria, andamos pelas ruas é muito agradável, limpo, fresco e tem um parque algures; bem conservado vale bastante o passeio, não deixem de ir. Tem um posto turístico mesmo na entrada onde podem obter informações úteis e mapa detalhado.
Basílica: Bonita, das mais bonitas que vimos em Espanha, só visitamos por fora.
Praça São Francisco: agradável surpresa, muito bonita com edifícios diversificados, coloridos e de várias épocas. Com panos para visitar à sombra.
Fotos: são péssimas, mas são nossas tiradas com o telemóvel, as minhas são as piores. Tiro péssimas fotos, mas o que importa é viver não ficar com o melhor registo disso.