AVÓ
Tive duas Avós, uma por mais tempo do que outra, mas a minha Avó materna é me muito especial, uma Avó de contos de fada.
Esta Mulher - que criou três filhos sozinha, de forma irrepreensível - era: independente, guerreira, honesta, determinada, dedicada, uma pessoa educada e que sabia estar em qualquer lugar; era muito trabalhadora, ela orgulhava-se de “nunca ter feito nada que a envergonha-se”, morreu com pouco de seu mas sei que o mais importante para ela é que não deixou dívidas.
Recordo-me de olhar para a minha Avó e a percecionar enorme, também porque era criança e ela era alta para a sua geração, mas porque a achava a maior e mais importante de todas as avós. A minha Avó tinha cheiro, a memória olfativa é incrível ainda hoje sinto o cheiro dela, cheirava a sabão rosa e a comida.
A minha Avó Emília era uma excelente cozinheira, ainda hoje é recordada como alguém que mostrou novos paladares a muitos: desde o arroz de marisco à lampreia assada, passando pelos rissóis de marisco e pela bôla de carne. Lamento – entre imensas outras perdas – o facto de ela nunca ensinar ninguém a fazer as suas receitas, demo-la sempre como garantida e ela morreu sem deixar este seu legado, eu própria procuro receitas que vão de encontro às dela, mas falta sempre algo, talvez seja ela e o seu cheiro.
Passei muito tempo com a minha avó, ela morava perto da escola (que nos anos 90, numa aldeia, era só manhã ou só tarde) eu tinha aulas de manhã e depois ela levava comigo a tarde toda a azucrinar-lhe a cabeça, até à hora do meu Pai passar do trabalho e levar-me para casa. Estas eram as minhas tardes: almoço da Avó, trabalhos, chã da Milupa ao lanche e muita companhia. A minha Avó era carinhosa - ainda hoje me lembro de como ela olhava para mim, como ninguém nunca olhou ou olhará – mas não se enganem ela era carinhosa mas educava, era bem assertiva na ações e repreensões, porque isso é educar.
A minha Avó foi um exemplo vivo do que quero para mim, não há nada mais elogioso do que me dizerem que, em qualquer coisa, sou parecida com a minha AVÓ EMÍLIA.